domingo, 24 de fevereiro de 2019

A CAUSA NÃO É O PROBLEMA !


ESTÁ SE BRIGANDO PELAS RAZÕES ERRADAS !

DISCUSSÕES CONJUGAIS NÃO É NADA RARO HOJE EM DIA MAS, AO CONTRÁRIO DO QUE SE IMAGINA, A CAUSA, NA GRANDE MAIORIA DAS VEZES, NÃO É O QUE SE IMAGINA SER. CENTENAS DE DISCUSSÕES OCORREM DIARIAMENTE E MUITAS NÃO ACABAM BEM E OUTRAS TANTAS SEMPRE ACABA EM DISCÓRDIA, SEPARAÇÕES, AFASTAMENTOS E ATÉ DEMISSÕES.  TUDO POR SE ACREDITAR QUE ESTÁ BRIGANDO PELA CAUSA CERTA.

PRA INÍCIO DE CONVERSA, O ATO DE BRIGAR É UM RECURSO INCONSCIENTE IMATURO. SIGNIFICA QUE O FUNDAMENTO PARA SE CONQUISTAR A RAZÃO JÁ NÃO EXISTE OU, DE ANTEMÃO, SABE-SE QUE A PESSOA QUE TENTARÁ CONVENCER, É PÁREO DURO, OU SEJA, DO TIPO QUE NÃO ABRE MÃO DO QUE PENSA (NÃO IMPORTANDO A RAZÃO).

MUITAS DAS DISCUSSÕES COMEÇAM ANTES DE SE ABRIR A BOCA, OU SEJA, COMEÇA NA CONCEPÇÃO QUE SE CRIA:

A) EM TORNO DO OUTRO
B) EM TORNO DE SI PRÓPRIO
C) EM TORNO DO TEMA
D) EM TORNO DA EXPECTATIVA DE FRACASSO
E) EM TORNO DA BAIXA PERSPECTIVA DE SUCESSO
F) EM TORNO DE OUTRAS PESSOAS ENVOLVIDAS
G) EM TORNO DA INSUFICIÊNCIA DE PROVAS QUE ATESTE SUA RAZÃO.

HÁ AQUELAS PESSOAS QUE ACREDITA QUE, TUDO SE RESOLVE SÓ NA BRIGA, TORNANDO O AMBIENTE SEMPRE INSTÁVEL, SEM HARMONIA, SEM QUE NINGUÉM TOME A INICIATIVA DE MUDAR ESTE CENÁRIO, PROPONDO UM "CACHIMBO DA PAZ"  E PROPONDO QUE TUDO FARÁ PARA QUE AS COISAS MELHORE (À COMEÇAR PELA PRÓPRIA POSTURA), SEM COBRANÇAS DE CONTRAPARTIDAS, PORQUE, QUEM QUER MUDAR, NÃO INVENTA DESCULPAS, NEM CONDIÇÕES. ESTE PRINCÍPIO SE APLICA TAMBÉM, À DIVERGÊNCIAS COM OS FILHOS, ESPECIALMENTE SE JOVENS OU ADOLESCENTES.  

OUTRA MEDIDA FAVORÁVEL AO RELACIONAMENTO É, SAIR PRA JANTAR FORA E "POR NA MESA", O QUE JÁ DEVIAM TER FEITO DURANTE O NAMORO.  DETERMINAR O QUE UM ESPERA DO OUTRO, EM QUAIS CIRCUNSTÂNCIAS, PARA QUE NÃO HAJA CONFLITOS DE AUTORIDADE E "JURISDIÇÃO", EM CERTOS MOMENTOS, COM CERTAS PESSOAS E EM DETERMINADAS SITUAÇÕES.  TAMBÉM DEVE-SE COMBINAR QUANDO AMBOS DECIDIRÃO JUNTOS, SOBRE DETERMINADAS QUESTÕES, SE E QUANDO SURGIR.  PORQUE SAIR PRA JANTAR ? PORQUE SE ESPERA QUE, EM PÚBLICO SE EVITE EXTRAPOLAR OS IMPULSOS.

RESUMINDO: AS CAUSAS MAIS COMUNS NAS DISCUSSÕES SÃO PSICOLÓGICAS, POR DISPUTA DE PALAVRA, DISPUTA DE RAZÃO, PERDA DE RESPEITO E DE AUTORIDADE (OU EXCESSO DESTE), CONTRIBUINDO PARA O DISTANCIAMENTO ENTRE AMBOS.  SE VAI TENTAR CONVERSAR (COM O FILHO) PARA PROPOR ENCERRAMENTO DE ATRITO, TEM QUE SE CONVERSAR ENTRE OS PAIS PRIMEIRO, SOBRE QUEM IRÁ FALAR E QUEM SE CALARÁ NESSA HORA E, QUEM ESTARÁ, DORAVANTE, SEMPRE À FRENTE DAS "NEGOCIAÇÕES".

FILHOS REBELDES MELHORAM SEU COMPORTAMENTO, SE VIREM HARMONIA ENTRE OS PAIS.  ESTE É O PASSO MAIS IMPORTANTE E MAIS, NÃO SE COBRA MUDANÇA NOS FILHOS, SE COMPROMETE À MUDAR.  É ISSO QUE FARÁ TODA DIFERENÇA E OS TRARÁ DE VOLTA.

Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista

PROJETO VIVA+
Por um Caminho + Seguro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário