quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

COMPULSÃO ALCOÓLICA !


TORNAR-SE UM DEPENDENTE ALCOÓLICO É MAIS FÁCIL DO QUE PARECE.

Praticamente, toda humanidade tem traumas reprimidos. O que torna diferente os homens, não é a quantidade mas, a intensidade do que temos.  Podemos ter apenas, um único trauma, mas pode ter a força de uma vida inteira de sofrimentos.  É este trauma que pode fazer a diferença, entre alguns amigos reunidos, bebendo socialmente num barzinho.  

Como pode ver no desenho abaixo, existe uma coisa parecida com a caixa preta de uma aeronave, que é o espaço onde se encontra a memória reprimida, fazendo barulho em nossa mente, nos fazendo valer de uma distração perigosa.  Enquanto os amigos bebem na boa, um deles detém esse trauma e irá (sem perceber) beber mais que os outros, para tentar conter seu desconforto.  Tudo isso involuntariamente.

Beber um pouco de cada vez, é tão perigoso quanto beber muito de uma vez só, isto porque o cérebro se acostuma e se condiciona com o hábito frequente da ingestão do álcool, de forma que chega um momento (como na abstinência), em que ele irá precisar de "mais copos" do que da última vez e assim vai até perder o controle.

Segundo o desenho, a quantidade de álcool é que abre a caixa preta, liberando os traumas reprimidos e necessitando cada vez mais, que beba, para suprir e conter o desconforto emocional, causado pela sensação gerada, dessas memórias.

Se acha que está bebendo em demasia (mais que habitual), não seja curioso pra saber se está correndo o risco de tornar-se compulsivo.  Procure um terapeuta cognitivo, comente seu caso, que ele irá ajudá-lo à conter o impulso de beber. Lembre que todo esse processo, ocorre inconscientemente, por isso arrume uma ocupação nos finais de semana, para evitar aceitar convite pra sair com amigos.

Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista

PROJETO VIVA+
Por um Caminho + Seguro (emocionalmente)


Nenhum comentário:

Postar um comentário