sexta-feira, 1 de março de 2019

PARALISIA CEREBRAL.

APRENDENDO À COMUNICAR-SE E EXPRESSAR-SE.

Pessoal, a Psicanálise está presente em todos os momentos do ser humano, em toda as suas fases e condições, isto porque ela nasce junto, no momento que o feto é formado dentro do útero materno. São dois inconscientes, cuja finalidade é promover o equilíbrio psíquico do corpo que ocupa, para que possa ter a vida mais plena possível, mesmo quando sob certas limitações, impostas por algum problema.

Mesmo tendo o mesmo propósito, cada inconsciente possui ações distintas. Um deles, o Ego, é responsável por administrar toda formação recebida, desde as experiências gestacionais em diante. Portanto, o Ego só trabalha quando há formação na mente. Absorvemos três formas de memórias, à saber: Conhecimento, informação e experiências emocionais (estas ficam em lugar à parte em nossa mente), influenciando conforme conteúdo e intensidade.

É quando não dispomos desse conhecimento para ajudar-nos à conter a influência dessas memórias, que o trabalho do Ego é imediatamente transferido ao Id, que tentará desenvolver o mesmo papel mas, com recursos diferentes e disponíveis ao seu alcance. Tudo para tentar, à todo custo, manter o estado psíquico da mente, do corpo que os abriga.

No caso de paralisia cerebral, apenas o Id está em ação, uma vez que o Ego não tem "material" para trabalhar, pois que não há ainda, uma formação, ou seja, os recursos da linguagem, construídos, para que o permita interagir e se comunicar.

Imaginem um computador novo e vazio de programas, não poderá fazer nada não é mesmo ? Pois bem, a criança com paralisia precisa ter cadastrado em si, o significado de tudo que o rodeia, para que, associando à imagem, lhe seja possível formar expressões e palavras.

Talheres, prato, água, remédio, garrafa, sala, quarto, cama, banheiro, vaso, chuveiro, toalha, brinquedo (nome), TV, etc. Faça um quadro de fotos, com os momentos do dia, como sair, banho, passear, almoçar, jantar, mamadeira, dormir, etc. Dessa forma bastará apontar para o que deseja, no que os pais pronunciarão o significado, favorecendo a memorização.  Todo esse processo pode vir à ajudar o cérebro, na melhora da sua coordenação motora.


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista

PROJETO VIVA+
Por um Caminho + Seguro.









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