sexta-feira, 1 de março de 2019

IGNORÂNCIA TEM UM PREÇO !


E A CONTA É ALTA, PARA ALGUÉM TÃO PEQUENO.

É comum, no calor do momento, falarmos alto com crianças pequenas, proferindo ofensa depreciativa, do tipo "você não faz nada direito" ou "nunca vai ser ninguém", entre outros do tipo (ou ainda piores).

Eu diria que não são tanto, as palavras, que doem mas, mas a pessoa que proferiu,  a pessoa que a criança tanto gosta e tanto ama.  Adorava.  Porque a dor que foi gerada, à partir desse momento, poderá deixar marcas pra a vida toda, sem que ela saiba.  

Seja apenas uma única vez, mas que tenha valido por toda a vida, especialmente se não nos desculpamos, da forma afetuosa que atenuaria o impacto das palavras.  Se ninguém nos diz o que fizemos à aquela criança, será algo que para nós, vai passar batido.  Só para nós.

Quanto mais se repetir a ofensa, mais danos irá causar, à longo prazo.  Uma criança pequena, de dois ou três anos, não tem discernimento para achar que "Papai tava nervoso e por isso brigou comigo".  O que eles pensam é que: "Acho que papai (ou mamãe) não gosta mais de mim, porque não faço nada direito".

Quando crescer não conseguirá elevar seus projetos ou perseguir seus sonhos, porque a memória reprimida do passado, ainda ecoa na mente dela, confrontando com os projetos que deseja realizar, quando adulta, não importando se homem ou mulher.   Dependendo de cada caso, o dano causado poderá ser muito prejudicial.  Dependência alcoólica, Depressão, Síndrome de Pânico, Insegurança, entre outros.

Não deixemos que o calor do momento, faça arder o coração de quem nos ama.


Professor Amadeu Epifânio
Pesquisador/Psicanalista

PROJETO VIVA+
Por um Caminho + Seguro.


Nenhum comentário:

Postar um comentário