sexta-feira, 8 de março de 2019

ESSA CAIXA PODE SER ABERTA PELO ÁLCOOL !


Pela violência gratuita, gerada pela ingestão do álcool, que estamos vendo no mundo, dá pra se ter uma ideia, do quanto existe de pessoas, que carregam traumas psicológicos, advindo de suas relações familiares conflituosas e problemáticas, do tipo de ver mães e irmãos sendo agredidos ou abusados.

Essas memórias ficam guardadas, à espera de ter uma oportunidade de demonstrar o que viu, fazendo com outra pessoa, a mesma coisa que viu o pai fazer com a mãe ou com o irmão ou outra pessoa.

Infelizmente é a forma estranha, do tipo "ao pé da letra", em que um recado é passado ao ambiente, de algo que o atormenta a vida toda. Mas tem um ponto. Existem condições que fazem com que essas memórias se extravasem e uma delas, é o álcool.

Enquanto sóbrio, as memórias estão seguras, como numa caixa preta hermética que, em condições normais, só pode ser aberta por um terapeuta e de forma progressiva. Mas no momento em que essa pessoa começa à beber, começa à perder o auto controle de si mesmo, permitindo que essas memórias sejam extravasadas. É como transformar-se em Hulk e só pára depois que o "recado é passado".

Inocente ? Relativo, porque não sabemos o quanto essas memórias (mesmo presas), influenciam, à ponto de exigir  do corpo, uma forma de compensação.  Condenação correta, para essas pessoas, seria submetê-los à tratamento psicológico completo, até sua cura, ou seja, até que suba à superfície da consciência, a causa da sua compulsão.  Só parar de beber, não resolve.

E só prender (depois de bater)... só piora.

Professor Amadeu Epifânio  
Pesquisador/Psicanalista

PROJETO VIVA+
Por um Caminho + Seguro.




Nenhum comentário:

Postar um comentário